dn 1 1
A Bíblia em Daniel Capítulo 1 Versículo 1 diz:
No ano terceiro do reinado de Jeoaquim, rei de Judá, Nabucodonosor, rei da Babilônia, veio a Jerusalém e a sitiou.
Interpretação de Daniel Capítulo 1 Versículo 1
No ano terceiro do reinado de Jeoaquim, rei de Judá, Nabucodonosor, rei da Babilônia, veio a Jerusalém e a sitiou. O Senhor entregou Jeoaquim, rei de Judá, nas mãos de Nabucodonosor, rei da Babilônia, que o prendeu com correntes de bronze e o levou para Babilônia.
Também Nabucodonosor levou alguns dos objetos sagrados do templo do Senhor para o seu palácio, em Babilônia, e os colocou no tesouro do seu deus. Em seguida, Nabucodonosor levou alguns dos principais oficiais do rei Jeoaquim, além de alguns dos jovens mais bonitos do reino, alguns dos quais pertenciam à nobreza de Judá.
Nabucodonosor colocou esses jovens sob o cuidado de Ashpenaz, o chefe de seus eunucos, para que recebessem treinamento em tudo o que era do conhecimento dos babilônios. Ele lhes ensinou a língua e a literatura dos babilônios.
Entre os jovens que foram levados de Jerusalém para Babilônia, havia Daniel, Ananias, Misael e Azarias. O rei lhes deu novos nomes: a Daniel, Beltessazar; a Ananias, Sadraque; a Misael, Mesaque; e a Azarias, Abede-Nego.
Daniel determinou em seu coração que não se contaminaria com os alimentos e os vinhos que o rei oferecia. Assim, ele pediu ao chefe de seus eunucos que não o obrigasse a se contaminar com esses alimentos. Deus foi bondoso com Daniel e o chefe de eunucos os compreendeu e permitiu que Daniel e seus companheiros não se contaminassem.