dt 23 15
A Bíblia em Deuteronômio Capítulo 23 Versículo 15 diz:
– Não entreguem ao seu senhor o escravo que, tendo fugido dele, se refugiar entre vocês.
Interpretação de Deuteronômio Capítulo 23 Versículo 15
Deuteronômio 23:15 faz parte do capítulo 23 do livro de Deuteronômio, que aborda as leis dos israelitas acerca dos escravos. Este versículo específico diz que os israelitas não devem entregar ao seu senhor um escravo que tenha fugido dele e buscado refúgio entre eles.
Deuteronômio também estabelece outras leis sobre o tratamento de escravos. Por exemplo, versículos 1-14 tratam da lei dos escravos nascidos na casa, que não podem ser vendidos como escravos. Versículos 16-17 falam sobre a lei dos escravos estrangeiros, que podem ser comprados e são tratados de acordo com as normas de tratamento dos israelitas. Versículos 18-22 estabelecem leis para a libertação de escravos e para a reconciliação entre as partes envolvidas.
O versículo 23:15 é um convite à misericórdia, pois proíbe que os israelitas entreguem ao seu senhor um escravo que tenha conseguido seu refúgio entre eles. A lei de Deus mostra compaixão pelo escravo, pois o salvo de uma morte certa e lhe dá a chance de reconstruir sua vida.