ex 22 22
A Bíblia em Êxodo Capítulo 22 Versículo 22 diz:
Não maltratem as viúvas nem os órfãos.
Interpretação de Êxodo Capítulo 22 Versículo 22
Êxodo 22:22 – “Não maltratem as viúvas nem os órfãos. Se o fizerem, eles clamarão a mim, e certamente ouvirei o seu clamor.”
Este versículo da Bíblia é uma advertência contra a crueldade para com as viúvas e os órfãos. Significa que aqueles que maltratarem as viúvas e os órfãos terão que contar com a justiça de Deus. A palavra “maltratarem” é traduzida de uma palavra hebraica que significa “oprimir”, “abusar” ou “caluniar”. A lei de Israel tinha uma grande preocupação com as viúvas e os órfãos, e este versículo é uma prova disso.
Na época em que o Êxodo foi escrito, as viúvas e os órfãos eram marginalizados e desprivilegiados na sociedade. Eles não tinham recursos para se defender, e eram facilmente explorados. O Êxodo 22:22 é, portanto, um lembrete de que aqueles que eram mais vulneráveis na sociedade também tinham direitos e mereciam proteção, e que Deus estava vigilante para punir aqueles que os oprimiam.
Além de ser um alerta contra a opressão dos pobres, este versículo também é um lembrete de que Deus está atento ao clamor dos que sofrem. Este versículo nos ensina que não podemos ignorar o sofrimento dos outros, e que devemos procurar ajudar aqueles que estão passando por dificuldades.